Olimpíadas

O BRASIL TEM HISTÓRIA NAS OLIMPÍADAS 

No total, o Brasil conquistou 111 medalhas na história dos Jogos Olímpicos, todas nas edições de verão. São 23 medalhas de ouro, 34 de prata e 54 de bronze em 22 Olimpíadas disputadas. Vôlei (quadra e praia), Judô e Vela são os esportes com mais conquistas. Entre as modalidades em que competimos e subimos ao pódio estão tiro esportivo, basquete, atletismo, nata­ção, boxe, vela, judô, futebol, vôlei, vôlei de praia, hipismo, pentatlo moderno, ginástica ar­tística e taekwondo. Ainda nos faltam medalhas em muitas outras, como canoagem, ciclismo, esgrima, , ginástica rítmica, handebol, levan­tamento de peso, luta, nado sincronizado, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, trampolim acrobático e tria­tlo. Mas certamente nos sobram muitos relatos de atletas brasileiros que, ao longo do tempo, participaram dessas disputas. Ao construir um acervo digital inédito, o projeto Memória do Esporte Olímpico Bra­sileiro espera que o resgate da trajetória do esporte nacional possa inspirar as ge­rações futuras. Afinal, é apenas a partir de um olhar sobre nossa história e nossas ori­gens que podemos compreender o presente e sonhar com as próximas conquistas.

 

Antuérpia 1920
A Primeira Guerra Mundial (1914-18) havia terminado apenas dois anos antes. A Europa encontrava-se em uma situação bastante difícil e o cenário era naturalmente de destruição. Realizar os Jogos Olímpicos não parecia uma boa…


Paris 1924
Paris, que abrigou pela segunda vez os Jogos Olímpicos modernos, teve nessa edição um recorde de nações participantes: 44. Outra novidade foi a cobertura ao vivo, via rádio, para toda a Europa…


Amsterdã 1928
Em Amsterdã 1928, um estádio para 40 mil espectadores foi construído especialmente para as Olimpíadas. A cidade recebeu os jogos apesar da recusa da monarca do país em abrigar a competição…


Los Angeles 1932
Podemos usar o velho chavão “divisor de águas” para falar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-32. Para começar, os Jogos atravessaram o oceano e, pela primeira vez, foram disputados fora da Europa. Além disso, as competições ficaram confinadas a um mesmo período, sem interrupção – em quinze dias (de 30 de julho a 14 de agosto) tudo estava terminado…


Berlim 1936
A escolha da Alemanha como sede dos Jogos Olímpicos de 36 foi feita pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) cinco anos antes. Essa decisão traria a Alemanha de volta ao cenário internacional, depois do isolamento provocado pela I Grande Guerra…


Londres 1948
“O importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar. O essencial na vida não é conquistar, e sim lutar bem.” Os dizeres do Barão de Coubertin, estampados no placar, acima da entrada principal do estádio de Wembley, ilustravam o sentimento da época e apontavam o que deveriam ser os Jogos de Londres-48…


Helsinque 1952
Depois de ter lançado ao mundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizava, afinal, a sua primeira reunião. O palco foi Nova York, sede permanente da entidade. A própria ONU era uma tentativa de regulamentar o comportamento político-militar dos países, evitando que cada um fizesse o que bem…


Melbourne 1956
Essa foi a primeira vez em que os Jogos Olímpicos foram disputados no hemisfério sul. A cidade de Melbourne, Austrália, foi selecionada pelos representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional), em abril de 1949, mas quase perdeu a vaga para outra cidade da metade sul do planeta. Por um voto, Buenos Aires, capital da Argentina, deixou de…


Roma 1960
A escolha de Roma para sediar os Jogos Olímpicos de 1960 tem origem no início do século XX, quando a “cidade eterna” foi escolhida para receber os Jogos de 1908. Com a erupção do vulcão Vesúvio, em 1906, o dinheiro que seria utilizado na organização da olimpíada foi gasto para ajudar no atendimento às vítimas…


Tóquio 1964
1964 marca o ápice da tensão nas relações entre Vietnã do Sul (apoiado pelos EUA) e Vietnã do Norte (apoiado pela URSS). O conflito entre os dois países existia desde 1959 – americanos e soviéticos se mantinham na retaguarda. Mas, a partir do 2º semestre de 1964, os Estados Unidos passaram a considerar seriamente a possibilidade de intervir diretamente no conflito…


Cidade do México 1968
A altitude foi um dos principais personagens dessa edição dos Jogos Olímpicos. Os 2.240 metros acima do nível do mar da Cidade do México fizeram com que faltasse ar aos milhares de atletas inscritos nos Jogos, especialmente aqueles que dependiam da velocidade para obter suas medalhas…


Munique 1972
“Eu fui enviado pela revista “Placar” para contar histórias e o número de medalhas conquistadas pelos brasileiros. E, de repente, me vi contando o número de mortos.” A frase do repórter Michel Laurence é simbólica e representa com precisão o que foram os Jogos de Munique 1972…


Montreal 1976
Qualquer cidade que fosse a sede dos Jogos Olímpicos no ano de 1976 seria obrigada a conviver com o fantasma dos Jogos de Munique, realizados quatro anos antes. A preocupação extrema com a questão da segurança (16 mil soldados fizeram a segurança do evento no Canadá) e a recusa da parte inglesa de Montreal…


Moscou 1980
Os Jogos Olímpicos de Moscou-80 foram muito bem organizados, o governo soviético desembolsou mais de 9 bilhões de dólares, o espetáculo de abertura foi um verdadeiro exemplo de beleza e precisão, a mídia se fez presente (total de 5.615 jornalistas, entre imprensa escrita e eletrônica) e o predomínio das nações socialistas ficou evidente…


Los Angeles 1984
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (28/07 a 12/08/1984) foram os primeiros a não contar com dinheiro público na história das Olimpíadas – tudo foi feito com a participação da iniciativa privada. O governo…


Seul 1988
Albânia, Etiópia, Ilhas Seychelles, Madagascar e Nicarágua boicotaram os Jogos Olímpicos de Seul-88. Até aí, nada de mais, já que eram nações sem nenhuma tradição em esportes olímpicos. A exceção era a Etiópia, com seus atletas maravilhosos de provas de fundo do Atletismo…


Barcelona 1992
Entre Seul 1988 e Barcelona 1992 o mundo mudou muito. E uma das grandes mudanças se deu no esfacelamento da União Soviética. A queda do muro de Berlim, que dividia a Alemanha em oriental e ocidental, em 1989, foi o maior símbolo desse novo desenho geopolítico. Com o desmoronamento da URSS, quinze países reapareceram – doze deles de…


Atlanta 1996
Os Jogos de Atlanta marcaram os cem anos dos Jogos Olímpicos da chamada “Era Moderna”. Pela importância, foram abertos pelo então presidente americano, Bill Clinton. E registraram um número impressionante de participantes: 10.318 atletas (3.512 mulheres), que representaram 197 comitês olímpicos filiados ao COI-Comitê Olímpico Internacional…


Sydney 2000
Se em Atlanta 1996 a preocupação maior era com a comercialização dos Jogos, Sydney 2000 podem ser considerados os primeiros “jogos ecológicos” da história olímpica. A preocupação com a questão ambiental era evidente. E se manifestou não apenas na teoria (propaganda), mas também na prática: o Greenpeace…


Atenas 2004
O atentado terrorista em Nova York, em 11 de setembro de 2001, mudou o mundo. E o medo passou a permear praticamente todas as preocupações das pessoas que viajavam a passeio ou a trabalho. E outro atentado, dessa vez em Madri e a poucos meses da abertura dos Jogos (11/03/2004), transformou a ida aos Jogos Olímpicos…


Pequim 2008
Esses foram os Jogos de Michael Phelps e Usain Bolt, dois atletas geniais. O nadador americano chegou mais silencioso dessa vez, sem prometer recordes. E o jamaicano, com seu carisma impressionante e um biotipo (longilíneo) destoando do tradicional dos grandes velocistas, simplesmente pulverizou seus adversários na pista de…


Londres 2012
Os Jogos Olímpicos de Londres-2012 tiveram início em 27 de julho e terminaram em 12 de agosto. A cidade, escolhida como sede em 2005, teve de construir arenas, regenerar bairros e realizar obras de infraestrutura, como a expansão do metrô londrino – tido sempre como exemplo mundial de eficiência e “inteligência funcional”. O Comitê Organizador também teve de definir outras cidades para receber modalidades esportivas diversas. Como exemplo, podemos citar as…