Vinte e um atletas do Projeto Plataforma 2016, integrante do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, irão fazer parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Ade Londres, que tem início no dia 27 de julho.
Cinco modalidades têm o apoio do segmento Esporte de Rendimento do Programa: boxe, esgrima, levantamento de peso, remo e taekwondo, e todas elas serão representadas em Londres.
A seleção brasileira de boxe será composta por dez atletas, a maior delegação que o Brasil já enviou para uma edição dos Jogos Olímpicos. Entre esses pugilistas estão dois campeões mundiais – Everton Lopes (que irá lutar na categoria até 64 kg) e Roseli Feitosa (75 kg) – e uma equipe que mescla juventude com experiência.
Myke Carvalho, aos 29 anos, disputará seus terceiros Jogos, enquanto os jovens irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, 22 e 24 anos respectivamente, debutam na competição. O único “trintão” do time é o mais leve: Julião Neto vai para seus primeiros Jogos, na categoria até 52 kg. Os inseparáveis Robson Conceição (60 kg) e Robenilson de Jesus (56 kg) completam o time.
O boxe feminino fará parte pela primeira vez do programa olímpico e o Brasil será um dos quatro países a levar uma equipe completa, com três atletas. Erica Matos (categoria até 51 kg), Adriana Araújo (60 kg) e Roseli Feitosa.
As águas do Dorney Lake, a 40 quilômetros de Londres, receberão as competições de remo, em que o Brasil disputará com quatro atletas. Anderson Nocetti (skiff simples), Kyssia Castaldo (skiff simples) e Luana Bartholo e Fabiana Beltrame (skiff duplo peso leve).
Pela primeira vez classificada nas três armas, a esgrima brasileira viajará para Londres com Athos Schwantes, na espada, Guilherme Toldo, no florete, e Renzo Agresta, no sabre. O último se tornou no mês passado o primeiro brasileiro a aparecer entre os 16 melhores do ranking mundial da Federação Internacional de Esgrima (FIE).
No taekwondo, Diogo Silva luta na categoria até 68 kg enquanto Natalia Falavigna, bronze nos últimos Jogos, na categoria acima de 67 kg.
Por fim, o levantamento de peso será representado por dois atletas. No masculino, o campeão dos Jogos Pan-Americanos Fernando Saraiva, no peso acima de 105 kg, e no feminino, Jaqueline Ferreira, que participa na categoria até 75 kg.
Para Wilson Santarosa, gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, “a classificação de 20 atletas em cinco modalidades diferentes para uma competição tão importante como as Olimpíadas de Londres mostra que o objetivo do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que é contribuir para o crescimento do esporte brasileiro, está sendo cumprido e que estamos no caminho certo”.
Serviço
O Projeto Plataforma 2016, integrante do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, é uma iniciativa da Petrobras viabilizada pelo Ministério do Esporte por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Projeto beneficia mais de 100 atletas nas modalidades boxe, esgrima, levantamento de peso, remo e taekwondo. Os recursos chegam diretamente aos atletas na forma de bolsas-auxílio, benefícios, recursos humanos especializados, materiais esportivos, equipamentos e despesas com viagens internacionais, como passagens aéreas, hospedagens e alimentação. Para mais informações, acesse os canais online do Instituto Passe de Mágica, gestor do projeto: