José Trajano e Juca Kfouri no Encontro Temático

O jornalista Juca Kfouri participou hoje do I Encontro Temático “Esporte, Cultura & Memória”. Em sua palestra, “Brasil olímpico ou Brasil saudável?”, Juca levantou algumas das principais questões que giram em torno da organização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil para uma plateia formada por produtores e diretores dos documentários finalistas do edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

Juca também resgatou histórias de atletas e depoimentos pessoais, como quando seu filho conheceu o jogador Sócrates ou sobre o dia em que enfrentou Wlamir Marques e Amaury Pasos nas quadras de basquete.

“Em nenhum desses filmes você vai encontrar alguém de vida fácil. Ninguém vai dizer ‘eu sou fruto de uma coisa que foi pensada, que eu fui beneficiado por ela, porque existe um programa que eu pude participar’. Todas essas pessoas tiveram suas conquistas na base do seu esforço pessoal, com muita dignidade e muita luta. A medalha é consequência, o que conta é o esforço. Às vezes, um atleta estrangeiro ganha uma medalha com muito mais facilidade com que o nosso simplesmente chega às Olimpíadas. O Brasil é um dos países que essa marca é fortíssima”, comentou.

Para Juca, o projeto “é importante para registrar essa memória e começar a aprender a fazer bem feito,  para que a gente crie uma política a favor disso, em homenagem a essa gente. Para que a gente tenha vergonha na cara para olhar para as futuras gerações e não exigir delas o mesmo esforço.”

O encontro continua até quinta-feira (01/12), com transmissão ao vivo pela internet.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*