Filmes 2012

Documentários contemplados em 2012 viram realidade em 2013

A segunda edição do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro contempla mais dez produções de documentários, em 2013. Serão histórias de garra, dedicação e superação que farão parte de um rico acervo audiovisual do esporte olímpico brasileiro. Assim como no ano passado, teremos grandes nomes do cinema brasileiro produzindo nove curtas com 26 minutos cada. Também será produzido um longa-metragem de 52 minutos, dirigido pela cineasta convidada, Laís Bodanzky.

ATLETISMO, BASQUETE, CICLISMO, NATAÇÃO, VÔLEI, JUDÔ, HIPISMO E JOGOS DE MOSCOU

Um dos mais importantes diretores do cinema brasileiro, Cacá Diegues, contará junto de sua filha Flora Diegues, a jornada tortuosa vivida por Rodrigo Pessoa e Baboulet du Rouet nos Jogos de Sydney (2000), em “No Meio do Caminho Tinha um Obstáculo”. Enquanto o conceituado documentarista Silvio Tendler mostra no curta “O Brasil na terra do Misha” o seu olhar sobre os Jogos olímpicos de Moscou (1980), marcado pelo segundo maior boicote das olimpíadas.

Pela primeira vez no Edital teremos a história de uma atleta paraolímpica, Terezinha Guilhermina, ouro nos 100 e 200 metros rasos para cegos (T11), será personagem do documentário “A Valsa do Pódio”, de Daniel Hanai e Bruno Carneiro. A história de superação do judoca Rogério Sampaio – ouro nos Jogos de Barcelona (92) -, será contada pelo cineasta e ex-jucoca, Cavi Borges, no curta “IPPON – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio”.

Foi na histórica edição de Roma (1960), que o nadador Manoel dos Santos conquistou a medalha de bronze nos 100 metros livres, Francisco Ramalho Jr e Ricardo Dias, contam como foi no filme “55s’4 – A VIRADA”. No curta “A Volta ao mundo de Anésio Argenton”, de Fernando Acquarone e Marcelo Paiva, vamos conhecer o araraquarense que detém até hoje a melhor marca do ciclismo de pista do Brasil em olimpíadas.

Vamos entrar no clima do basquete embalados pelo som do Rap no documentário de Rafael Terpins, 3 Pontos: o basquete, o rap e o jejum”, com grandes estrelas do esporte e da música. O vôlei nunca mais foi o mesmo depois dos Jogos de Los Angeles (1984), ano em que Montanaro, Willian e Renan popularizaram o “saque viagem”, Giuliano Zanelato conta este marco da modalidade no filme: “Viagem – O saque que mudou o vôlei”.

Detentor de duas medalhas olímpicas e personagem de uma das mais contundentes disputas dos Jogos do México (1968), Nelson Prudêncio é o protagonista do documentário “Um homem que voa: Nelson Prudêncio”, de Maurílio Martins e Adirley Queirós.

Acompanhe todas as novidades de cada filme da segunda edição do Memoria do Esporte Olímpico Brasileiro na lista abaixo e conheça um pouco mais os produtores e suas produções.

55s4′ – A Virada
3 Pontos: basquete, rap e o jejum
A Valsa do Pódio
A Volta ao mundo de Anésio Argenton
IPPON – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio
Mulheres Olímpicas
No meio do caminho tinha um obstáculo
O Brasil na terra do Misha
Um homem que voa: Nelson Prudêncio
Viagem – O saque que mudou o vôlei

Selecionados os nove roteiros vencedores:

Foram selecionados os nove roteiros vencedores da 2ª Edição do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Cada um deles receberá R$ 230 mil para a produção de seus filmes. No total, serão mais de R$ 2 milhões em recursos, que vão contribuir para formar uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas. O projeto é patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da ESPN Brasil, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira.

A última etapa classificatória aconteceu ontem (06/11), na Cinemateca Brasileira. As 24 produtoras classificadas (de 122 inscritas), tiveram 20 minutos para defender seus projetos para uma banca de jurados composta por José Trajano, Newton Cannito, Elisa Tomelli, Heber Moura e Lina Chamie. “Quando você faz essa conversa, tem coisas que te surpreendem favoravelmente e outras que decepcionam um pouco”, afirma José Trajano, jurado e um dos idealizadores do projeto. “Mas, se continuarmos assim, teremos um acervo fantástico até 2016”, conclui Trajano.

José Trajano, Newton Cannito, Elisa Tolomelli, Lina Chamie e Heber Trigueiro

Para Daniela Greeb, presidente do Instituto de Políticas Relacionais (IPR), entidade que está à frente do projeto, a maior conquista desta edição é o aumento das inscrições regionais. “Tivemos um crescimento de 23% nas inscrições e também maior alcance regional, conseguimos distribuir para todo o Brasil trazendo produtoras da Bahia, do Paraná e outros estados”, enfatiza Daniela.

Outro diferencial em relação a 2011 foram as inscrições online, que deram mais tempo de pesquisa aos cineastas. “Acho que este ano eles estão mais trabalhados, os roteiros estão melhores, isto está dando maior qualidade ao Pitching (defesa oral)”, finaliza Daniela.

Além de novas modalidades abordadas, o concurso deste ano trouxe projetos que pautaram atletas paraolímpicos. Um deles venceu o edital e terá como tema a corredora e campeã Olímpica, Terezinha Guilhermina. Serão produzidos curtas sobre os Jogos Olímpicos de Moscou (1980), basquete masculino, atletismo, judô, natação, vôlei masculino, ciclismo e hipismo. O Memória do Esporte Olímpico contará ainda com a produção de um longa-metragem da diretora Laís Bodanzky.

Os documentários da primeira edição do projeto estão sendo exibidos em mostras, escolas públicas e em caravanas itinerantes pelo País, como parte do esforço em unir educação, esporte e cidadania, a partir de ações do programa Esporte Educacional, capitaneado por Ana Moser. As produtoras deverão concluir seus filmes até maio de 2013.

Projetos vencedores de 2012:
“Três Pontos: Basquete, Rap e o Jejum”, de Rafael Terpins – A Fantástica Fábrica de Filmes.

Pedro Corradi e Rafael Terpins do “Três Pontos: Basquete, Rap e o Jejum” da A Fantástica Fábrica de Filmes

Rafael Terpins do “Três Pontos: Basquete, Rap e o Jejum” da A Fantástica Fábrica de Filmes

“Um Homem que voa: Nelson Prudêncio”, de Adirley Queirós de Andrade – Bananeira Filmes.

Adirley Queiroz e Murilo Martins do “Um Homem que voa: Nelson Prudêncio” da Bananeira Filmes

Adirley Queiroz, Murilo Martins e Vania Catani do “Um Homem que voa: Nelson Prudêncio” da Bananeira Filmes

“O Brasil na Terra do Misha”, de Silvio Tendler – Caliban Produções Cinematográfica.

Silvio Tendler, Luis Carlos de Alencar e Ana Rosa Tendler do “O Brasil na Terra do Misha” da Caliban Produções Cinematográficas

Silvio Tendler do “O Brasil na Terra do Misha” da Caliban Produções Cinematográficas

“A valsa do pódio”, de Bruno Carneiro, personagem Terezinha Guilhermina (paraolímpico) – Cinematográfica Superfilme.

Bruno Carneiro, Zita Carvalhosa e Daniel Hanai, de “A Valsa do Pódio” da Cinematográfia Superfilmes

Bruno Carneiro, diretor de “A Valsa do Pódio” da Cinematográfia Superfilmes

“Ippon – A superação olímpica de Rogério Sampaio”, de Carlos Vinicius Borges – El Desierto Filmes.

Pedro Rossi, Caví Borges e Jorge Duran do “Ippon – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio do El Desierto Filmes

Caví Borges, do “Ippon – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio do El Desierto Filmes

“55s4′ – A Virada”, de Ricardo Dias, personagem Manoel dos Santos (natação) – Francisco Ramalho Junior Filmes.

Manoel dos Santos, Ricardo Dias e Francisco Ramalho do”55s4′ – A Virada” de Francisco Ramalho Junior Filmes

Ricardo Dias do”55s4′ – A Virada” de Francisco Ramalho Junior Filmes

“Viagem – O Saque que mudou o vôlei”, de Giuliano Aissa Zanelato, personagens Montanaro, Wiliam e Renan – Gaia SP Produções Cine Vídeo.

Giuliano Aissa Zanelato do “Viagem – O Saque que Mudou o Vôlei” da Gaia SP Produções Cine Vídeo

Rogerio Zagollo do “Viagem – O Saque que Mudou o Vôlei” da Gaia SP Produções Cine Vídeo

“A volta ao Mundo de Anésio Argenton”, de Fernando Muniz Acquarone – Janeiro Filmes.

Fernando Muniz Acquarone do “A Volta ao Mundo de Anésio Argenton” da Janeiro Filmes

Eduardo Levy e Fernando Muniz Acquarone do “A Volta ao Mundo de Anésio Argenton” da Janeiro Filmes

“No meio do caminho tinha um obstáculo…”, de Carlos Diegues, Baloubet (Hipismo) – Luz Mágica Produções Audiovisuais.

Flora Diegues, “No Meio do Caminho Tinha um Obstáculo…” da Luz Mágica Produções Audiovisuais

Renata Almeida Magalhães, “No Meio do Caminho Tinha um Obstáculo…” da Luz Mágica Produções Audiovisuais