Encontro 2013

Nos dias 16 e 17 de dezembro a Cinemateca Brasileira recebeu o III Encontro Temático Esporte, Cultura e Memória. Estiveram presentes todas as nove produtoras vencedoras do edital 2013 para dois dias cheios de encontros, histórias e aprendizados sobre o meio esportivo e cinematográfico.

No primeiro dia, no período da manhã, as produtoras puderam se apresentar e mostrar um pouco sobre cada um dos projetos previstos de documentários para 2014. A Confeitaria de Cinema Comunicações Ltda e a história do basquete feminino focado na dupla Paula e Hortência, a Filmes Mais Ltda e a luta do atletismo do Brasil em sua primeira final olímpica, a Indiana Produções Cinematográficas e a história do jogador de pólo aquático Szabo, a Kinopus Audiovisual Ltda e a saga do nadador Tetsuo Okamoto, a KM 70 – Cultura, Arte e Comunicação Ltda contando como Bete do Peso foi a primeira halterofilista feminina a representar o Brasil numa Olimpíada, a Luz Mágica Produções Audiovisuais Ltda explicando o pentatlo da atleta Yane, a Memória Viva contando com a veterana Wanda dos Santos como objeto de pesquisa, a RM Produções Artísticas Ltda com uma proposta ousada para contar a Olimpíada de 32 usando imagens de filmes antigos e a Sereia Filmes Ltda e a lutas da atleta Adriana.

A apresentação foi feita em uma mesa com a presença de Rodrigo Diullas (Comunicação Petrobras), José Trajano (Jornalista ESPN Brasil), Lisandro Magalhães, Nogueira (Diretor da Cinemateca Brasileira/Representante SAV) e Daniela Greeb (Diretora do Instituto de Políticas Relacionais). Na sequência, começou uma mesa de conversa com os atletas que já foram retratados em outros documentários do projeto: William, Renan e Montanaro (Vôlei Masculino) e Terezinha Guilhermina e Guilherme Santana (Atletismo Paraolímpico).

Após uma pausa para o almoço, as produtoras voltaram para conversar com a pesquisadora sobre atletas olímpicos Kátia Rúbio e depois com o roteirista Newton Cannito. O primeiro dia teve a produtora executiva Elisa Tolomelli falando sobre orçamento e valor da produção.

Na primeira metade do dia foi discutido acervos e direitos autorais com Rafael Terpins, diretor/produtor vencedor de dois editais; Arthur Sens e Rodrigo Mercedes do Centro de Documentação Cinemateca e Silvia Venna, advogada e produtora. Karen Worcman encerrou a primeira metade do dia falando de sua experiência no Museu da Pessoa

A última parte do encontro na tarde do dia 17 foi para acertar os procedimentos com as produtoras, sendo conduzido por Daniela Greeb e Vanessa Labigalini do Instituto de Políticas Relacionais. Logo em seguida, os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano debateram o tema “Brasil olímpico ou Brasil saudável?”. O fim do dia houve a assinatura dos contratos, com a presença de Rubens Naves – Santos Jr. – Hesketh – Escritórios Associados de Advocacia e ESPN